Receitinhas - O Seu Guia de Receitas na Internet
Receitinhas - O Seu Guia de Receitas na Internet

Veja abaixo algumas dicas de saúde.

Beber de forma moderada pode ajudar o coração

O consumo de uma ou duas doses de bebida alcoólica por dia reduz o risco de ataque cardíaco em homens, segundo pesquisa divulgada na segunda-feira.

"Nossos resultados sugerem que beber moderadamente pode ser considerado um complemento, e não uma alternativa" a ações saudáveis como atividade física regular, perda de peso e deixar de fumar, segundo o estudo do Centro Médico Beth Israel Deaconess, de Boston.

O relatório lembra que estudos anteriores já haviam apontado os benefícios cardíacos do consumo moderado do álcool. Isso se explica porque aparentemente o álcool eleva o nível do chamado colesterol bom no sangue.

Apesar disso, os médicos evitam recomendar o consumo de bebidas, devido aos riscos provocados pelo abuso do álcool.

O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, examinou quase 9 mil homens ao longo de vários anos, como parte de estudos mais abrangentes.

Esses pacientes não fumavam, tinham peso normal, faziam pelo menos 30 minutos de exercício por dia e consumiam muitas frutas, vegetais, peixes e gorduras poliinsaturadas, mas pouca gordura trans e carne vermelha.

Entre 1986 e 2002, 106 desses homens tiveram ataques cardíacos, inclusive 8 dos 1.282 que tomavam duas doses de bebida alcoólica por dia. Entre os 1.889 que não bebiam nada, 28 tiveram ataques cardíacos.

Além disso, houve nove enfartes entre os 714 homens que bebiam mais de duas doses por dia, e 34 no grupo de 2.252 que consumiam menos de duas doses diárias. Isso indica que o risco é menor no grupo que toma duas doses, e maior entre os abstêmios.

Autor:

Publicado: 21/01/2007

 

Veja também algumas receitas que estão em destaque

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Home | Links | Cadastro | Livro de Receitas | Receitas de A a Z | Dicas de Saúde | Dietas | Medicina Alternativa | Contato

Todas as receitas foram concedidas por pessoas que colaboram com nosso site ou retiradas de livros de receitas pessoais.
Se houver alguma receita que tenha direitos autorais e não possa ser divulgada, pedimos que entrem em contato clicando aqui.
As matérias são retiradas de grandes portais da internet e sua fonte está divulgada no final do texto.